Doula
Do grego, é "aquela que serve"
Mas afinal o que é uma doula? É uma profissional especializada no cuidado da mulher durante a gestação, o parto e o pós-parto. Sua missão é proporcionar apoio físico e emocional durante essas fases.
Ao longo da gestação, a mulher tem à sua disposição diversos profissionais que cuidarão da parte técnica, e a doula surge no cenário para cuidar de uma outra parte que também é essencial: o emocional. A doula não faz procedimentos técnicos, como exames de toque, aferir pressão, auscultar os batimentos do bebê; mas ela irá auxiliar na sua preparação para o parto, como a construção do plano de parto, desmistificando e esclarecendo suas dúvidas, trazendo informações que gerem confiança na sua própria capacidade de dar à luz.
Quando procurar uma Doula
Entre 18 e 32 semanas é o ideal, para ter tempo suficiente de se preparar, física e emocionalmente
- preparação para o parto durante a gestação;
- encontros na casa da gestante;
- uma visita ao médico, se necessário;
- acompanhamento do trabalho de parto e parto em casa/maternidade;
- suporte no pós-parto (apoio na amamentação e cuidados com a mãe).
A ATUAÇÃO DA DOULA
Antes do parto (gestação)
Orienta o casal sobre o que esperar do parto e pós-parto. Explica os procedimentos comuns e auxilia, de diversas formas, a mulher a se preparar, física e emocionalmente para o parto. Mostra ao casal quais as opções que eles têm para o nascimento do bebê, ajudando na elaboração do plano de parto, contratação de equipe profissional (se assim desejarem), educa sobre pós e contras dos procedimentos médicos, e acima de tudo, permanece junto respeitando os desejos do casal.
Durante o trabalho de parto
Durante o trabalho de parto a doula usa de meios nao farmacológicos, como exercícios com rebozo e massagens, para alívio da dor, ajudando a encontrar as posições mais confortáveis, tornando o cenário do parto mais humanizado, proporcionando calma e equilíbrio. Torna-se a ponte entre os termos técnicos da equipe médica e o coração, muitas vezes, aflito dos pais; permanecendo com o olhar totalmente voltado para a mulher, busca suprir suas necessidades.
Após o parto
Além de estar com a gestante no pós parto imediato, tambem realiza visita à nova família, oferecendo apoio para o período de pós-parto, especialmente às mudanças emocionais da mulher, e auxiliando na busca por profissionais, quando necessários, em relação a amamentação e cuidados com o bebê.
BENEFICIOS DE TER UMA DOULA
- Aumento no sucesso da amamentação; - Interação satisfatória entre mãe e bebê; - Satisfação com a experiência do parto; - Redução da incidência de depressão pós-parto; - Diminuição nos estados de ansiedade e baixa autoestima.
EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS
Klaus e Kennel publicaram em 1993 em “Mothering the Mother”, um estudo no qual apontaram os resultados globais da presença da Doula no trabalho de parto e parto:
- Redução de 50% nos índices de cesárias;
- Redução de 25% na duração do trabalho de parto;
- Redução de 60% nos pedidos de analgesia peridural;
- Redução de 30% no uso de analgesia peridual;
- Redução de 40% no uso de ocitocina;
- Redução de 40% no uso do fórceps;
- Redução de 40% no uso do fórceps;
- Redução de 31% de experiências negativas de parto e depressão pós parto.